terça-feira, 11 de junho de 2013

Aos 99 anos, Senhor Pereira é o mais antigo servidor público em atividade

Enquanto tem servidores que mal entram e já faz contas para aposentar (...)
                                                                                                     Marcelo Passos.


João acorda todos os dias às 5h, faz exercícios e depois bate ponto na portaria do Ministério da Justiça, onde trabalha há quase quatro décadas

Aos 99 anos, um sergipano morador da Asa Norte esbanja saúde, lucidez, cultura e vontade de viver. João Pereira dos Santos acorda às 5h, toma café da manhã, faz caminhada e exercícios de alongamento. Senhor Pereira, como é conhecido, não gosta de ficar em casa. 

Gosta de gente, de conversar com as pessoas e de receber calor humano. Por causa disso, todos os dias veste um paletó e uma gravata e segue, dirigindo o próprio carro, para o Ministério da Justiça, onde trabalha há 38 anos, na recepção da portaria privativa. Ele é o servidor público federal mais velho em atividade, em Brasília. O aniversário foi comemorado no último domingo, com direito à festa em um clube da cidade.Aposentado há 45 anos como inspetor da Câmara dos Deputados, Senhor Pereira esbanja memória e conhecimentos gerais. Sabe algumas palavras em tupi-guarani, japonês e inglês. Conhece a história do Brasil — patriota, guarda em casa uma bandeira do país — e diz entender até de astronomia. “Um ano-luz tem 9,5 bilhões de quilômetros. A estrela mais perto do nosso planeta tem 500 anos-luz”, diz.

Apesar da idade avançada e de ter apenas o primário concluído, Pereira faz questão de mostrar que a leitura é a responsável por manter sua mente ativa. “Dinheiro acaba, e cultura, não. Nos presídios, deveria ter escola, porque a pessoa que estuda fica com cultura.”

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...