A partir de 2014, os belo-horizontinos poderão ganhar o direito de usar o transporte coletivo aos domingos e feriados sem precisar pagar a passagem. Isso, se for aprovada na Câmara Municipal da capital mineira um projeto sobre o tema. Apresentada na sexta-feira (18), a proposta será protocolada como emenda do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) em mobilidade urbana nesta terça-feira (22), às 17 horas.
A iniciativa popular foi criada a partir de encontros da Assembleia Popular Horizontal (APH) com representantes da sociedade civil e o apoio de técnicos da área, ex-diretores da BHTrans, engenheiros e arquitetos.
De acordo com o representante da APH e professor de Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Roberto Andrés, a expectativa é positiva quanto à aprovação da medida. "Na semana passada houve uma mobilização popular muito grande, a gente já conversou com alguns vereadores e a proposta foi bem recebida na Câmara", comemora.
Após ser protocolada, a proposta será analisada pela Comissão de Orçamento e Finanças da Casa, composta pelos vereadores Henrique Braga, Jorge Santos, Gilson Reis, Adriano Ventura e Tarcísio Caixeta.
A expectativa é de que na próxima semana a equipe decida se o texto irá para o Plenário, onde seria votado. Caso positivo, em novembro os parlamentares decidirão o futuro da proposta. Depois que for votado na Câmara, o texto final do PPAG será enviado ao prefeito de BH, Marcio Lacerda, que terá até o dia 30 de dezembro para sancioná-lo.
Audiência
Na sexta-feira (18), durante a audiência pública do PPAG, uma comissão do movimento compareceu à CMBH para discutir as propostas de mobilidade urbana com o presidente da BHTRANS, Ramon Victor César.
No encontor, o representante da empresa afirmou que objetivo é utilizar Barcelona, na Espanha, como modelo. Na cidade da Europa 70% das viagens são feitas via transporte público.
Contudo, os integrantes do Tarifa Zero alegam que boa parte dos valores a serem investidos na área em BH, cerca de R$ 1 bilhão, é voltada para o transporte privado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário