Fonte: www.itatiaia.com.br
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) vai adotar novas medidas no processo para tirar carteira de habilitação, a partir do ano que vem. Uma novidade será a obrigatoriedade de cinco aulas em simuladores. A coordenadora geral de qualificação do fator humano no trânsito do Denatran, Maria Cristina Hoffmann, explica que o objetivo do simulador é diminuir o problema da falta de prática, especialmente de dirigir em estradas e em situações adversas.
“O simulador vem contribuir na formação quando ele coloca situações adversas, que no dia a dia, muitas vezes, o condutor não vai ter. São cinco horas aulas de 30 minutos e nessas aulas ele vai ter chuva, neblina, fogo na estrada, um pedestre que vai atravessar a via na frente dele e a questão da sinalização”, explicou. “Se durante o processo das aulas ele, por exemplo, aumentar a velocidade virá, a anotação de que ele infringiu uma legislação e qual é o artigo que ele infringiu”, acrescentou.
Conforme Hoffmann, o processo para habilitação de motocicletas, que atualmente tem aulas em um circuito fechado, terá mudanças. “Hoje, ele praticamente tem uma rampa e um oito. Com esse outro circuito, ele vai ter a parte de frenagem, vai ter outras situações que ele encontraria na vida real”, explicou a coordenadora, garantindo que o Denatran está propondo novas medidas para tornar o exame de motociclistas mais rígido.
Fiscalização
Maria Cristina Hoffmann disse que a presença dos agentes de trânsito nas ruas é necessária e não pode ser substituída por radares ou outros equipamentos eletrônicos. “A realidade hoje tem deixado a desejar. A gente não vê agentes de trânsito na rua, muitas vezes a Polícia Militar também não está rua e as pessoas acham que existe um impunidade, porque elas não recebem a multa”, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário