quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Feliz Natal: Fim de ano terá 233 mil novas vagas de trabalho

Metade dos temporários vão receber apenas o salário mínimo

As festas de fim de ano vão gerar 233 mil vagas em todo o país, mas elas serão em boa parte informais: 43% dos empresários que vão contratar admitem que os temporários não terão carteira assinada. Os dados são de pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), feita com 731 empresários dos setores de comércio e serviços, em todas as capitais do país.

Apenas 14,2% dos trabalhadores temporários devem ser efetivados, e o perfil do profissional procurado é a mão de obra jovem, entre 18 e 24 anos, disposta a receber em média um salário mínimo (R$ 678). No geral, 50% dos trabalhadores temporários irão receber esse valor. Já 32% dos empresários devem pagar salário mínimo mais comissão, e 39%, de dois a três salários mínimos.

“O comércio dá oportunidades à mão de obra jovem, com pouca ou nenhuma experiência, o que dá ao empresário a oportunidade de treinar um profissional de baixo custo”, avalia o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

As principais funções exercidas por esses trabalhadores temporários serão: vendedor (32%) caixa (16%) e estoquista (13%).

A maior parte dos empresários do comércio (86%) pretende fazer contratos de no máximo três meses, e 19% deles já fez contratações, enquanto 48% irá contratar a partir de novembro, 27% em outubro, e 5% em dezembro. Para 46% dos empresários, a tarefa de encontrar mão de obra qualificada não será fácil, enquanto 13% consideram que terão facilidade em encontrar os profissionais requisitados.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...