segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Mais de 20 mil livros são distribuídos gratuitamente na praça da Liberdade

Evento promoveu a leitura, neste domingo (22), com obras diversificadas: clássicos, infantis e até cordéis

“Para quem acha que ler é coisa do passado, está muito enganado. A resposta está aqui. Em plena a manhã de domingo, você só vê gente atrás de livros e mais livros”, afirmou a administradora Érika Lemes, de 36 anos. Ela foi uma das presentadas com um dos mais de 20 mil exemplares distribuídos gratuitamente neste domingo (22), na praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte, durante o evento Livro de Graça na Praça.

Os gêneros foram os mais diversos, dos famosos romances até os infantis. Ao todo, foram disponibilizados livros de 25 autores diferentes, além de 3.000 mil cordéis do poeta cearense Geraldo Amâncio, em comemoração aos seus 50 anos de carreira.

A idade dos leitores também foi diversificada. “Fiquei sabendo, vim e aproveitei para trazer meu neto de 4 anos. Temos que incentivar desde cedo a leitura, pois isso é cultura. Eu peguei três livros para mim e dois para ele, que adorou”, contou a aposentada Leila Peixoto, de 63 anos.

O evento é realizado há mais de dez anos na capital, com o objetivo de incentivar a produção literária e promover a aproximação do público leitor com os escritores mineiros. “Este ano marca, sem dúvidas, o maior evento que já realizamos”, contou o idealizador do projeto, o autor José Mauro Lourenço da Costa, que contou com o apoio da Imprensa Oficial, do Sistema Fecomércio Minas e do Sesc.

Além de livros de graça, o evento contou com oficinas de livro lúdico, pintura facial, massagens, camas elásticas e outras atividades para a criançada. “São ações culturais de incentivo à leitura, que é umas das coisas que precisamos aumentar cada vez mais”, disse o diretor regional do Sesc, Rodrigo Penido Duarte.

Concurso

Durante a distribuição dos livros, ocorreu também o concurso literário do evento. O tema deste ano foi "O Começo e o Fim", e os escritores enviaram contos que não foram publicados ou divulgados anteriormente.

Os três vencedores desta edição foram Cláudia Cristina Guelfi Faga (São Paulo/ SP), com o conto "E o meio? Eles não sabem que o meio é fundamental no conto e no sanduíche?"; Fabiano A. Salim (Ilhéus/ BA), que concorreu com o conto "O Visitante"; e Éder Rodrigues da Silva (Belo Horizonte/ MG), que participou com o conto "Poslúdio para acalantar o último poente".

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...