segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TV a cabo vira dor de cabeça

Especialista aconselha a não contratar serviço por telefone

Contratar serviço de TV a cabo pode garantir comodidade e momentos de prazer, mas também acarretar aborrecimentos e muita dor de cabeça. A oferta do serviço aumentou 3,83% no primeiro trimestre deste ano, com cerca de 17 milhões de assinaturas, de acordo com levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em cada cem domicílios no país, 27,9 são atendidos. Só em Minas Gerais são quase 1,5 milhão de assinantes. No mesmo compasso, aumenta o número de consumidores lesados.,

O índice de reclamações contra operadoras no Procon Assembleia aumentou 12,34% de janeiro a setembro deste ano, em relação a igual período de 2012, quando foram protocoladas 24.557 queixas, a grande maioria por cobrança indevida, abusiva e dúvidas relacionadas aos contratos. A má prestação do serviço e a dificuldade de cancelamento também encabeçam o ranking de reclamações.

De acordo com o gerente da instituição, Gilberto Dias de Souza, as cláusulas contratuais são tantas que, na grande maioria das vezes, o consumidor não percebe a verdadeira arapuca em que está se metendo.

Ele alerta para o risco de se contratar o serviço por telefone. “Dessa forma, o consumidor incauto não tem sequer noção do que deve questionar com o atendente”, avalia. “Sem ter acesso ao teor do contrato, ele acaba fechando negócio no escuro, e depois arca com consequências inesperadas e desagradáveis.” A orientação, frisa Souza, é optar por contratos presenciais, que garantem o acesso ao documento por escrito. “Dessa forma, tudo fica claro, documentado, e as reclamações podem ser devidamente embasadas”, orienta o dirigente do Procon.

Com o contrato materializado, frisa Souza, o consumidor tem a possibilidade de questionar claramente os serviços contratados e não executados, assim como as falhas técnicas e operacionais.

Outra orientação importante do Procon é registrar a reclamação na Anatel logo depois de entrar em contato com a operadora, se nada for feito. “A denúncia encaminhada à Anatel tira as operadoras da zona de conforto e possibilita a solução do problema mais rapidamente”, afirma, observando que a Anatel recebe uma média de 200 mil reclamações por mês de consumidores lesados ou insatisfeitos. “Quanto mais o consumidor reclamar, melhor para todos, pois as operadoras têm metas estabelecidas pela Anatel a serem cumpridas”, arremata.

O servente Elias Lourenço da Silva, 48, integra o rol dos consumidores que não têm paciência para ler contratos extensos e preferem “facilitar” o processo de contratação de serviços por telefone.

Recentemente, ele recorreu ao Procon Assembleia para protocolar queixa contra a operadora Oi, por cobrança indevida e falhas na prestação do serviço. “Contratei a TV a cabo deles e o sinal era péssimo, mais parecia aquelas transmissões de antigamente, que a gente tinha que colocar Bombril na antena”, conta. “Para completar, me mandaram contas absurdas, muito acima do que foi combinado. Me cobraram até por um ponto extra que nunca tive. Como se não bastasse, na loja fui muito mal-atendido”, desabafa Silva.

20 dias sem sinal. Também vítima de cobrança indevida, o metalúrgico João Luiz Ribeiro, 40, foi mais um a recorrer ao Procon para tentar anular as contas inesperadas. Ele afirma que contratou o serviço de TV a cabo da Sky e ficou pelo menos 20 dias sem o sinal.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...