segunda-feira, 23 de setembro de 2013

BH tem o dia mais quente do ano com 36°; pancadas de chuva não estão descartadas

Precipitações podem atingir a capital hoje e amanhã, mas sensação de calor permanece. Na Zona da Mata, há possibilidade de temporais e chuva de granizo

A primavera chegou acompanhada de muito calor em Belo Horizonte e em diversas regiões do estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) , a capital mineira registrou, nesta segunda-feira, a maior temperatura do ano na estação meteorológica da Pampulha, com 36º graus, entre 12h e 13h. Os termômetros bateram o recorde da tarde de ontem, quando a máxima chegou a 34,5º.

Segundo o meteorologista Jorge Luiz Moreira, do Inmet, as maiores temperaturas são registradas nos meses de primavera, entre setembro e outubro, logo antes do início do período das fortes chuvas, e não no verão, como muitos acreditam. “Nesta época, há menos umidade disponível e, por isso, ocorrem picos na temperatura. Já no verão, o grande aumento da umidade e nebulosidade trazem a chuva e regulam a temperatura”, explica.A possibilidade de pancadas de chuvas não estão descartadas para hoje e amanhã na capital, pois, em consequência do calor, a umidade aumentou um pouco, favorecendo a formação de nuvens. “São chuvas rápidas e passageiras, e a sensação de calor permanece, com um desconforto ainda maior depois”, diz o especialista.

Há previsão de chuva, ainda, para as regiões Sul de Minas, Triângulo Mineiro - principalmente em áreas limites com o estado de São Paulo – e no Vale do Rio Doce em pontos isolados. Na Zona da Mata e cidades limites com o estado do Rio de Janeiro, há possibilidade de temporais e até chuva de granizo.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...