quinta-feira, 2 de maio de 2013

Aécio Neves 2014: de atraso em atraso, o PT vai levando só no papo


Enquanto se prepara para enfrentar Aécio Neves em 2014, Dilma Rousseff vai adiando ações estruturais do governo federal


Enquanto se prepara para enfrentar Aécio Neves em 2014, Dilma Rousseff vai adiando ações estruturais do governo federal. Além de atrasar o desenvolvimento do país, muitas medidas que não saem do papel em função da inércia da presidente da República têm causado enormes prejuízos para estados, municípios e principalmente para o trabalhador brasileiro.

Um bom exemplo é a questão da inflação que, infelizmente e por incompetência da equipe econômica do Governo Dilma, está de volta a assombrar o país. Enquanto Dilma gastou mais de 11 minutos em cadeia nacional de TV para se dirigir aos trabalhadores brasileiros, o papo sobre a inflação foi só de 27 segundos. E mesmo assim, nem de longe tocou na realidade em que a inflação de março (6,59%) estourou o teto (4,5%) estipulado pelo Conselho Monetário Nacional.

Outra promessa de Dilma já completa dois anos sem ser cumprida. Diz respeito ao novo marco regulatório da mineração. Desde o início de 2011, poucos meses após tomar posse como presidente, ela se apalavrou com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), que no segundo semestre daquele ano enviaria uma proposta de revisão dos royalties do minério de ferro ao Congresso Nacional.

Nada foi feito até o momento. Então, o senador Aécio Neves apresentou uma proposta no Congresso Nacional em que elevava os royalties de 2% sobre o lucro líquido das empresas para 4% sobre o lucro bruto. Dilma Rousseff trabalhou pelo veto e nenhuma outra proposta foi apresentada até hoje. Os prejuízos para estados e municípios mineradores são bilionários.

No universo regional de Minas Gerais, outra promessa que até agora não passou de papo do PT foi a construção de um novo terminal de passageiros no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Ele já opera acima de sua capacidade há quase cinco anos.

O máximo que o governo federal fez até o momento foi abrir licitação para construir um “puxadinho” anexo ao aeroporto. E o resultado? Mais atraso. O processo licitatório foi adiado.

Esse é a mesma história para outras demandas como a modernização do Anel Rodoviário de Belo Horizonte e a duplicação da BR-381, a Rodovia da Morte, no trecho entre a capital mineira e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Entra eleição, o PT vem a Minas Gerais conversar, prometer e, passado o período de corrida atrás de votos, nada é cumprido. E deve ser assim até 2014, quando Dilma voltará a pedir votos no embate com Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...