terça-feira, 14 de maio de 2013

Com medo de câncer, Angelina Jolie faz cirurgia para retirar seios


Médicos disseram que atriz tinha 87% de chances de contrair câncer de mama


A atriz norte-americana Angelina Jolie revelou em artigo publicado no jornal 'The New York Times' desta terça-feira (14) que passou por uma dupla mastectomia preventiva, uma cirurgia para retirada dos seios.

"Minha mãe lutou contra o câncer por quase uma década e morreu aos 56", diz a atriz no começo do texto. "Ela viveu o suficiente para conhecer seus primeiros netos e segurá-los nos braços. Mas minhas outras crianças nunca terão a chance de conhecê-la e sentir quão amável e graciosa ela era", afirmou.

Os médicos disseram que Angelina tinha 87% de chances de contrair um câncer de mama, e 50% de ter um câncer no ovário.  Aos 37 anos, a atriz diz que descobriu um "defeito" no gene chamado BRCA1.

"Quando soube que essa era minha realidade, decidi ser pró-ativa e minimizar o risco o quanto podia. Tomei a decisão de ter uma dupla mastectomia preventiva", diz a atriz. "Comecei com os seios, já que meu risco de câncer de mama é mais alto que meu risco de câncer no ovário, e a cirurgia é mais complexa", afirma.

Ainda no artigo, Angelina diz que passou  por cirurgias num intervalo de três meses, entre 2 de fevereiro e e 27 de abril e descreve parte dos procedimentos.

Ela conta que duas semanas após o começo do processo, fez a principal cirurgia.

"A operação pode levar 8 horas. Você acorda com tubos e expansores nos seus seios. Parece uma cena de um filme de ficção científica. Mas dias depois da cirurgia você pode voltar à sua vida normal", afirma. Nove semanas depois foi feita a operação para reconstrução das mamas com implantes.

"Eu queria escrever isso para contar a outras mulheres que a decisão de fazer uma mastectomia não foi fácil. Mas estou muito feliz de tê-la tomado", diz Angelina. "Minhas chances de desenvolver câncer de mama caíram de 87% para 5%. Posso dizer a meus filhos que eles não precisam ter medo de me perder para o câncer de mama", afirma.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...