terça-feira, 7 de maio de 2013

Ministério Público pede interdição imediata do Mineirão para a realização de jogos e de eventos

Promotor afirma que os problemas foram indicados antes mesmo da entrega do estádio


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou na Justiça pedindo para que seja impedida a realização de jogos e de eventos no estádio Mineirão. Para a promotoria, o consórcio Minas Arena deixou de realizar obras essenciais para a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O promotor Rodrigo Filgueira de Oliveira, autor da ação civil pública, informou que o consórcio não finalizou os assentos para pessoas obesas, não fez a sinalização tátil nos corrimãos, não indicou uma rota acessível entre o banheiro e o campo, dentre outros.

“Antes da entrega do Mineirão, nós indicamos as falhas, porém, eles não corrigiram”, afirmou Oliveira. Além disso, a Minas Arena descumpriu dois prazos. “Ele descumpriram dois prazos para a realização das adequações. O primeiro seria no dia 31 de janeiro e o segundo no dia 31 de março. Esses prazos, inclusive, foram definidos pela concessionária”, esclareceu o promotor.

Ele acrescenta que, “por não confiar mais nesses prazos, foi necessário entrar na Justiça”. Rodrigo citou um exemplo de uma das falhas na adequação. De acordo com ele, no show do Elton John, que aconteceu no dia 9 de março, os organizadores do evento colocaram cadeiras de plástico na pista que não comportavam pessoas obesas. “Eu presenciei pessoas pegando duas cadeiras”, afirmou.

Oliveira concluiu que, como a concessionária possui três empreiteiras, mão de obra não é o que falta. “Está faltando uma vontade mais efetiva para realizar as adequações”, finalizou o representante do Ministério Público.

Neste fim de semana, vários problemas foram detectados durante o show de Paul McCartney. Quem chegava ao Mineirão sem saber onde ficava seu respectivo setor era bombardeado por informações discrepantes de seguranças e do pessoal com a camisa `posso ajudar?´. Já dentro do estádio, houve casos de ingressos duplicados nos setores de cadeiras e, por conta disso, muitos tiveram que assistir à apresentação sentados nas escadas de acesso. Na área de bares, uma tubulação estava entupida, causando mau cheiro.

Agora, a ação será apreciada por um juiz que decidira se o estádio será, ou não, interditado imediatamente. Em contato com a reportagem, a Minas Arena informou que uma reunião está sendo realizada para avaliar às recomendações do Ministério Público. No fim da tarde, um comunicado oficial da empresa será emitido. 

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...