quinta-feira, 9 de maio de 2013

Choque de Gestão - Aécio Neves: descentralização da gestão pública


Anastasia defende a municipalização do Choque de Gestão, criado por Aécio Neves, e maior autonomia administrativa para os municípios 

Responsável pela criação do Choque de Gestão, implantado por Aécio Neves em 2003 e que se tornou exemplo internacional de gestão pública, o governador Antonio Anastasia defendeu a municipalização do modelo mineiro e uma maior autonomia pra as prefeituras municipais conduzirem as políticas públicas.

Anastasia participou da abertura do 30º Congresso mineiro de Municípios, nesta terça-feira (07/05), em Belo Horizonte. O evento foi promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM).

Em seu pronunciamento, o governador disse que a descentralização da administração pública é a melhor saída para enfrentar os gargalos para o desenvolvimento econômico e social das cidades brasileiras.

“Quando eu falo em descentralizar significa dizer que, na esfera local, se faz com mais rapidez, mais barato, com mais eficiência e, é claro, atendendo ao cidadão onde ele mora, que é a cidade, o município”, afirmou Anastasia.
Ele também citou as políticas de apoio aos municípios colocadas em prática pelo Governo de Minas desde a implantação do Choque de Gestão. Entre elas, os programas Proacesso, que garante a ligação asfáltica entre cidades sem estradas pavimentadas; o Minas comunica, que levou sinal de telefonia celular para 100% das cidades mineiras e o ProMunicípio, que irá destinar, neste ano, R$ 2,1 bilhões para obras de infraestrutura viária, compra de máquinas e equipamentos rodoviários, veículos e ações de saúde e educação.
Para Anastasia, enquanto a cultura da descentralização da gestão pública ainda não se nacionaliza no Brasil, cabe aos governos estaduais e federal imprimir mais esforços para ajudar as administrações municipais. “É esta visão que nos impulsiona para clamarmos sempre pela descentralização. Ao lançarmos todos os programas de governo nos últimos dez anos, sempre tivemos esta preocupação”, disse o governador ao se referir aos programas de apoio do Governo de Minas aos municípios implantados durante os dez anos do Choque de Gestão de Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...