sexta-feira, 10 de maio de 2013

Líder da oposição: Aécio Neves critica omissão do governo federal


Para o líder da oposição, Aécio Neves, o governo federal foge de sua responsabilidade de liderar as grandes discussões nacionais

Como líder da oposição, Aécio Neves tem se portado como um questionador. O que isso significa? Mostra que o senador mineiro pelo PSDB não se furta a discutir nenhuma proposta que possa melhorar a qualidade de vida da população ou promover o desenvolvimento do país – concorde ou não com elas. Isto também mostra que ele e seu partido, em nenhum momento, são omissos ou fogem da responsabilidade de pensar e construir um Brasil melhor.

Já o governo federal, quem deveria liderar as discussões e a Agenda Nacional, é quem tem se prestado ao papel de omissão. Quando o assunto não lhe interessa aos anseios político-partidários, não faz nenhum esforço para que se construam projetos, ações e caminhos que levem aos avanços.

Aécio Neves tem cobrado isto da presidente Dilma Rousseff quase diariamente. Não dá para o governo federal não assumir a liderança da Agenda Nacional no momento em que existe uma absurda concentração de poder e recursos em suas mãos, além de uma ampla maioria a seu favor no Congresso Nacional.

Inúmeras discussões começam, ganham espaço na mídia, mas se perder no meio do processo exatamente porque não conta com a força do governo federal para que seja esgotada até que um resultado prático seja alcançado. É o caso dos royalties do pré-sal, o novo marco regulatório da mineração, a reforma tributária, o financiamento da saúde pública, entre outras questões vitais a estados e municípios.

“O governo federal vira as costas, se omite numa discussão federativa. Não podemos permitir que, de novo, a federação fique conflagrada. Agora, se coloca de um lado estados do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste, e do outro lado estados do Sudeste e do Sul. Questões como os royalties, como a nova legislação do ICMS, como a própria lei Kandir que tanto vem punindo Minas Gerais teriam que ser discutidas num conjunto porque aqueles que perdem em determinada matéria poderiam ser recompensados em outras. O governo federal não coordena a Federação e essa é uma das suas responsabilidades até constitucionais, manter e fortalecer a federação. O que está acontecendo hoje, em cada matéria, é a construção de maiorias eventuais. Isso não é bom para o Brasil”, questiona o líder da oposição, Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...