quarta-feira, 23 de maio de 2012

Luto no Futebol: Morre Chico Formiga, ex-jogador e técnico do Santos

...


Morreu nesta terça-feira o ex-zagueiro e treinador do Santos Chico Formiga. O ídolo do Peixe, que tinha 81 anos, estava em seu apartamento, no bairro do Itararé, sofreu um infarto, por volta das 18h30. Ainda não há informação sobre os locais e horários do velório e do enterro.
Chico Formiga alcançou muitas glórias como zagueiro do Santos, tendo faturado os títulos do Paulistão de 1955, 1956 1960, 1961 e 1962, e da Libertadores e do Mundial de 62. Com a camisa alvinegra, marcou três gols e atuou em 412 jogos.
Porém, ele viria a brilhar pelo clube mesmo após pendurar as chuteiras.Como técnico, Formiga foi campeão paulista de 1978, quando montou e comandou a primeira geração de "Meninos da Vila", que tinha como principais jogadores Aílton Lira, Pita, Nílton Batata, Juary e João Paulo.
Ele também treinou São Paulo, Corinthians, Cruzeiro e times de menor expressão. No início dos anos 2000, Formiga voltou ao Peixe, desta vez para trabalhar como coordenador das categorias de base. Experiente, o ex-zagueiro e treinador ajudou a revelar nomes como Diego e Robinho, mas, após a mudança na gestão do clube, foi dispensado.
Foi campeão mineiro em 1993 dirigindo o America/MG, quebrando um jejum do Coelho de 23 anos que não conquistava o campeonato regional.
Coincidentemente, a morte de Formiga ocorreu exatamente 62 anos depois de sua chegada à Vila Belmiro, quando, em 22 de maio de 1950, foi contratado junto ao Cruzeiro.
Nos últimos tempos, o ídolo do Peixe já vinha tendo problemas de saúde, tendo, inclusive, sido internado devido a um efisema.
...

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...