domingo, 6 de maio de 2012

Socialista François Hollande é o mais novo presidente da França



O socialista François Hollande, foi eleito neste domingo (6) o novo presidente da França. Pesquisas de boca de urna apontam que Hollande venceu o atual presidente francês, Nicolas Sarkozy com 52% dos votos contra 48%. O atual presidente admitiu a derrota: “A responsabilidade desta derrota é toda minha”. As autoridades francesas esperam oficializar o nome de Hollande até o dia 10 deste mês. A posse do novo presidente deve ocorrer no dia 14.

Simpatizantes e aliados de Hollande se reuniram na sua cidade natal, Tulle, e na Praça da Bastilha, em Paris, para celebrar a vitória dele na disputa presidencial. Em 2007, Sarkozy venceu a socialista Ségolène Royal, por 53,1% dos votos a 46,9%. Hollande é o segundo presidente socialista na história recente da França. O último foi Mitterrand, que governou de 1981 a 1995. Hollande foi colaborador do governo Mitterrand.

De acordo com dados preliminares, a abstenção na votação na França ficou em 20,1% de um total de 46 milhões de eleitores. É considerada uma das mais baixas abstenções, perdendo somente para as eleições de 2007, quando apenas 16% dos eleitores deixaram de ir às urnas na França. O voto no país não é obrigatório.

O sistema político na França é o semipresidencialista – com presidente da República, que cumpre mandato de cinco anos, e o primeiro-ministro (que é nomeado pelo presidente). Atualmente, o primeiro-ministro é François Fillon. Durante a campanha eleitoral, os temas que predominaram foram o risco de desemprego no país, uma das consequências da crise econômica mundial, a elevação do rigor no tratamento dispensado aos imigrantes, principalmente os muçulmamos, e um plano de contenção de gastos.

Brasil

Diferentemente dos resultados na França, a maioria dos 4.624 franceses que votaram no Brasil escolheu o candidato derrotado, o atual presidente Nicolas Sarkozy. Pelos dados da Embaixada da França no Brasil, 53,03% dos eleitores franceses que vivem em cidades brasileiras escolheram Sarkozy contra 46,97% que votaram no socialista e vitorioso François Hollande.

No Brasil, o percentual de abstenção foi elevado. Apenas 31,48% dos 14.892 eleitores cadastrados votaram. As eleições para os franceses que moram no Brasil ocorreram ontem (5), durante todo o dia - das 8h às 18h - nos consulados em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...