sexta-feira, 25 de maio de 2012

Para Parreira, África do Sul estava mais adiantada que o Brasil dois anos antes do Mundial: "Copa não é só estádios"


Dois dias depois do presidente da Fifa, Joseph Blatter, reclamar dos atrasos das obras para a Copa do Mundo do Brasil, foi a vez do ex-técnico Carlos Alberto Parreira chamar a atenção do governo brasileiro para os problemas a serem enfrentados pelo país para receber o Mundial de 2014. 


O ex-comandando da seleção nacional esteve fortemente atrelado nos preparativos da África do Sul para a Copa de 2010 e, apesar de achar difícil comparar os avanços brasileiros com os dos sul-africanos, apontou o maior avanço nas reformas dos africanos - em comparação ao Brasil - dois anos antes da competição internacional.
Parreira lembra, por exemplo, de alguns legados deixados na África do Sul pós-Copa, como as reformas e modernização de aeroportos.

"É difícil comparar, mas a África do Sul estava à frente em termos de aeroportos, estádios e mobilidade urbana. Dois anos antes da Copa, a África do Sul tinha problemas, mas acelerou e conseguiu entregar, coisa que não vamos conseguir. Não dá mais tempo de construir aeroportos. Ano que vem já é 2013. A Copa está aí. O que lamento é que quando foi anunciado que a Copa seria no Brasil, pensei que, além dos estádios, o país teria um legado, como teve Barcelona, em 1992, e a Alemanha (2006). Vamos conseguir entregar os estádios, mas Copa do Mundo não é só estádio", afirmou o ex-treinador, hoje consultor exclusivo da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo em Minas Gerais (Secopa).

O ex-comandante das seleções brasileira e sul-africana também comentou sobre o relatório divulgado pelo governo federal na última quarta-feira. Parreira se mostrou preocupado com os números apresentados (por exemplo: 5% das obras estão concluídas e 40% nem sequer foram iniciadas).

"Vi o balanço da Copa e achei preocupante. Chegamos no momento de acelerar. Precisamos trabalhar em três turnos. Caso contrário, não vamos chegar aos resultados esperados", completou.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...