quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Barbosa toma posse hoje no STF


Parabéns ao Dr Joaquim Barbosa pela merecida conquista, homem honrado que chega ao posto máximo da Justiça Brasileira, que com garra, disciplina, estudou, formou-se sem ter que recorrer as famosas cotas univertarias, onde comprova que quem quer  vencer corre atrás.
Marcelo Passos

 
 A posse do ministro Joaquim Barbosa hoje na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) já é encarada como um fato histórico. Cerca de 2.000 pessoas, entre autoridades, artistas e ativistas políticos, são esperadas para acompanhar o primeiro negro a assumir o mais alto posto do Judiciário brasileiro. Somados a isso, a origem humilde de Barbosa e seu desempenho como relator do processo do mensalão alçaram o ministro à condição de referência em nível nacional.

Barbosa, que será o 44° presidente do STF, iniciará seu mandato sob forte apoio popular. Como relator do mensalão, o ministro caiu no gosto dos brasileiros ao defender penas duras para corruptores. Em um país acostumado à impunidade, seu papel no julgamento do escândalo tomou grandes proporções, ao ponto de a imprensa mundial já enxergar novos horizontes para a política nacional.

O comando do STF será dividido com o ministro Ricardo Lewandowski, que assumirá oficialmente hoje a posição de vice. Depois de protagonizarem juntos fortes embates no Supremo, Barbosa e Lewandowski prometem uma gestão sem sobressaltos. Anteontem, o vice afirmou que terá um "protagonismo mínimo, ‘low profile’", deixando as decisões para o presidente.

Barbosa foi nomeado para o STF pelo ex-presidente Lula, em 2003. Antes disso, exerceu vários cargos na administração pública federal. Foi membro do Ministério Público Federal, chefe da consultoria jurídica do Ministério da Saúde, oficial de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores, dentre outros. Mais cedo, já em Brasília, chegou a trabalhar na gráfica do Senado antes de se formar em direito pela Universidade de Brasília. (UnB).


Origens. Nascido no município mineiro de Paracatu, Barbosa é filho de um pedreiro e de uma dona de casa. Seus amigos e familiares dizem que os estudos sempre foram uma obsessão do ministro, que, paralelamente ao exercício público, construiu uma estreita ligação com o mundo acadêmico.

Além de doutor e mestre em direito público pela Universidade de Paris-II, Barbosa cumpriu o mestrado em direito e estado da UnB. Ele fala quatro idiomas além do português: francês, inglês, italiano e alemão.

Para os moradores de Paracatu, que tenham ou não convivido com Barbosa, o sentimento pelo conterrâneo costuma ser o mesmo: orgulho. A vice-diretora do Colégio Estadual Antônio Carlos - onde o ministro cursou o primeiro grau antes de se mudar para Brasília -, Maria Inês Oliveira, afirma que o novo presidente do STF é tratado como uma "inspiração".

"A gente sempre tem trabalhado o tema dele com os alunos. Temos, inclusive, um projeto chamado Joaquim Barbosa, em que os estudantes farão um portfólio com a biografia dele", diz.

Já o professor e historiador Palmo Bianchi diz que Barbosa fará uma gestão marcante na Corte. "Por ser um afrodescendente, ele teve que abrir caminho no peito, e a inteligência privilegiada dele contribuiu para isso. Ele vai fazer história".

Os conterrâneos dizem que, apesar da vida profissional turbulenta no STF, Barbosa sempre foi uma visita recorrente na cidade. Na juventude, o ministro jogou futebol no Santana Esporte Clube, hobby que ainda mantém. De acordo com os moradores de Paracatu, o ministro já foi visto muitas vezes jogando bola na cidade.

Porém, nos últimos anos, as dores crônicas na coluna e o excesso de trabalho no caso do mensalão o afastaram dos campos.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...