quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Porte ilegal aumenta 132%

A quantidade de pessoas flagradas portando armas ilegalmente em Minas aumentou 132% no último ano. Em 2011, foram registradas 3.791 ocorrências do tipo contra 1.628 em 2010. Os números estão disponíveis no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2011 divulgado anteontem. Para especialistas na área, o dado reflete a sensação de insegurança da sociedade.

O Estado mineiro teve o segundo maior aumento do país nos casos de porte ilegal de armas, considerando o índice percentual. O primeiro do ranking no anuário é o Acre, que, apesar de ter menos ocorrências, registrou um crescimento de 154%, passando de 35, em 2010, para 89 em 2011. Em Minas, esse tipo de crime teve uma taxa de 19,2 casos para cada grupo de 100 mil habitantes no ano passado. Em 2010, a taxa era de 8,3.

O aumento do uso de armas vem atrelado ao crescimento da violência no Estado. Conforme O TEMPO mostrou ontem, de acordo com o anuário - que se baseia nos dados fornecidos pelos governos estaduais ao Ministério da Justiça -, o número de homicídios em Minas cresceu 25,3% comparando o ano passado com 2010. Os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) subiram 458%.

Para o cientista político e sociólogo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) Moisés Augusto Gonçalves, o alto armamento se apresenta como um apelo por segurança diante de uma política ineficaz do Estado. "Hoje, não são apenas os bandidos que estão portando armas, mas também os cidadãos que têm a pretensão de se protegerem dos bandidos, já que o Estado não o faz. Mas podem estar criando um perigo a mais com o porte de uma arma", disse. Ele destacou ainda que é preciso um combate efetivo do serviço de inteligência da polícia ao tráfico de armas.

Na avaliação do major Gilmar Luciano dos Santos, chefe da sala de imprensa da Polícia Militar, o aumento dos casos de porte de armas se deve às ações da polícia de repressão ao crime. "O bandido que é detido pela polícia em um assalto armado, por exemplo, é enquadrado no crime de porte ilegal também".

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...