segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Futebol é bom, mas será que é para tanto?


                           

...




Todo ano vemos nos noticiarios mundiais, jogadores de futebol sendo negociados por verdadeiras fortunas, uma grande roda das cifras, milhões são gastos e muitas vezes em apenas um atleta.

Como a maiorias das pessoas, gosto, torço, as vezes vou no estádio, pois é um dos esportes mais charmosos do mundo, e quase todo mundo que se ve diante de uma bola, ensaia uma embaixadinha, faz firulas, etc. 

Quem nunca passou diante de uma pelada de rua ou de uma quadra e não se concentrou nas jogadas e até mesmo palpitou sobre tal, o que deveria ter sido feito ou não. Acredito que essa paixão move com o ego e o poder das pessoas. 

Empresários fazem do fanatismo dos torcedores para explorar o esporte, com produtos e brindes para as torcidas.

Voltando ao milionário mundo das transações futebolisticas, a Europa é um dos berços mais rentavéis do futebol mundial, primeiro tendo a moeda mais forte do planeta, o Euro, que junto com o Dolar faz desse mercado cada dia mais poderoso. 

Atletas brasileiros mal se destacam em suas equipes e logo se aventuram em paises muitas vezes desconhecidos, com culturas até mesmo, agressivas. Tudo em nome de uma independencia financeira, de riquezas e prazeres materias das mais variadas formas. 

Muito bonito ver nossos jogadores serem disputados, comercializados e até mesmo referencia do que há de melhor mundialmente, não é atoa que somos considerados o país do futebol e a única nação pentacampeão mundial. Além das transações, compras de passes de altos valores, os atletas ainda recebem sálarios astronomicos, para simplesmente praticar um esporte.

Como destaquei, o futebol é uma das modalidades esportivas mais charmosa do universo, onde move com o sentimentos mais forte dos torcedores, a paixão desesfreada, onde muitos usam disso para a pratica abusiva do comérico. 

Agora, será que não ha uma inversão de valores sociais ? Reclamamos dos alto salários dos politicos e quase não se fala desses altos salários pagos pelos clubes; grande parte fruto da receita financeira popular. Há pessoas que deixam de se alimentar para assistir uma partida de futebol e pagam ingressos caros, em torno dos R$ 300,00, para assistir 90 minutos de uma bola rolando e 30 dias, passando aperto em casa, tudo por conta do fanatismo e da exploração do empresariado.

Se formos a algum hospital público veremos médicos, que tem a responsabilidade da vida, ganhando vergonhosos ordenados, nas repartições públicas, sem contar o salários dos professores que ensinam todos a ser alguém na vida, recebendo...., bem, não precisamos repetir o que todos nós já sabemos.

A copa do mundo, esta chegando e o rio de dinheiro que esta sendo investido pelo governo, é um afronte a nossa tolerância, esta certo que, uma evento deste porte traz para nós muitas melhorias em termos de infraestrutura às cidades sim, mas como disse, melhorias, não a solução para os problemas que existem e vão continuar, com ou sem copa. Mas o que se comprova que nosso país tem receita o suficiente para amenizar muito as mazelas sociais. 

E o mais absurdo é ver o Governo Federal, construir um estádio como esta sendo feito com dinheiro público em Itaquera/SP e após ser entregue a administração de um único clube, sem mesmo haver o convite aos demais clubes, a se interessar pela administração. 
...
 
Marcelo Passos

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...