segunda-feira, 8 de outubro de 2012

MARCIO LACERDA REELEITO COM 52,69%


Com 52,69% dos votos válidos e uma promessa de avançar na administração da cidade, Marcio Lacerda (PSB) foi reeleito ontem para comandar por mais quatro anos a Prefeitura de Belo Horizonte. O socialista derrotou o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT), que conquistou 40,8% dos votos dos belo-horizontinos. Em votos nominais, a diferença entre Lacerda e Patrus foi de 152.570 votos. Maria da Consolação (PSOL) teve 4,25% da preferência, Vanessa Portugal (PSTU) 1,55%, Alfredo Flister (PHS) 0,37%, Tadeu Martins (PPL) 0,29% e Pepê (PCO) 0,06%. Os eleitores que deixaram de votar na capital mineira representam 18,88% do total. Outros 5,29% votaram em branco e 9,15% anularam o voto.


Lacerda e o vice-prefeito eleito Délio Malheiros (PV) chegaram ao comitê da Avenida Raja Gabaglia pouco depois da totalização dos votos acompanhados do governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB) e do senador Aécio Neves (PSDB). O prefeito afirmou que retoma hoje o trabalho e o planejamento para cumprir suas mais de 500 ações prometidas no novo programa de governo. “São mais de 300 obras em andamento. É preciso concluir e avançar mais na educação, corrigir problemas na saúde. O transporte público está avançando, mas há muito trabalho a fazer”, disse.

O prefeito recebeu um telefonema de Patrus Ananias, que o cumprimentou pela vitória e prometeu uma oposição leal e construtiva. Lacerda criticou os petistas, que, segundo ele, não souberam se renovar em 20 anos, mas disse que espera manter uma relação cordial com o PT, que integrou seu primeiro mandato até julho. “O PT é um partido que tem várias tendências, vereadores preocupados com a situação de sua regional, seu bairro, e em fazer BH avançar. As diferenças ideológicas com o PT não são tão grandes assim”, avaliou.

Apesar da disputa acirrada e de a presidente Dilma Rousseff (PT) ter apoiado o adversário Patrus, Lacerda afirmou que a relação com o governo federal não será prejudicada. Segundo ele, 16 dos 19 partidos de sua base são também aliados da petista.

Palácio da Liberdade
Apontado como um possível nome para concorrer ao governo de Minas em 2014, o prefeito não garantiu que vá cumprir seus quatro anos de mandato. Repetindo Aécio Neves, Lacerda afirmou que o mineiro não costuma passar o carro na frente dos bois. “Sou prefeito de BH reeleito, tomo posse e tenho muito trabalho a fazer”, disse. O prefeito afirmou que a presença de Aécio e Anastasia foi muito importante na sua campanha e ressaltou que as decisões em relação aos rumos de 2014 não serão por projetos pessoais dele ou de Aécio. O senador também não acredita em retaliações do governo Dilma. “Tenho absoluta certeza que, honrando a maturidade da democracia brasileira, Belo Horizonte vai ter, assim como Minas, um tratamento republicando por parte da presidente”, disse.

Pouco depois de encerrada a votação, aliados e funcionários da campanha e da PBH se deslocaram para o comitê central, localizado na Avenida Raja Gabaglia. Um telão foi instalado no local para acompanhar a apuração – e a cada parcial que apontava a vitória do socialista em primeiro turno o grupo aplaudia e gritava palavras de ordem pró-Lacerda e contra o PT. No som revezavam o jingle do candidato e a canção Vou Festejar, cantada por Beth Carvalho. Lacerda e os aliados foram recebidos com fogos de artifício. Um caminhão foi estacionado na porta do comitê e serviu de palanque para os discursos. A pista da Avenida Raja Gabaglia, sentido Centro, foi interditada para as comemorações, regadas a nove barris de chopp e salgadinhos.

Previsão acertada
Pesquisa feita pelo Instituto MDA em parceria com o Estado de Minas às vésperas da eleição previu o resultado das urnas, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento divulgado anteontem projetou a reeleição do prefeito em primeiro turno. Excluindo os votos brancos e nulos, Lacerda aparecia com 54,3% dos votos válidos, contra 39,6% de Patrus Ananias. De acordo com o resultado oficial, o prefeito teve 52,69% e o petista, 40,80%.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...