quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Pode faltar gasolina nos postos durante o feriado



O consumidor que precisar abastecer o carro hoje para poder viajar durante o feriado prolongado poderá não encontrar gasolina em diversos postos de Belo Horizonte. E se a bandeira for da BR Distribuidora, o risco é ainda maior, já que a entrega do combustível, conforme empresários do setor, ainda não está completamente normalizada.

Os estoques estão baixos e podem não ser suficientes para atender ao aumento da demanda na véspera do feriado, que pode ter alta de até 40% na comparação com dias normais.

O proprietário do posto Geraes, no bairro Floramar, região Norte da capital, Henrique Aragão, conta que ligou para a BR Distribuidora e foi informado que hoje vai ter corte no abastecimento. "Sexta e sábado também. Só não falaram o percentual deste corte. Assim, existe o risco de vários postos ficarem sem combustível", diz.

Aragão ressalta que, para manter as vendas no posto, ele está incentivando seus clientes a migrarem para o etanol com a redução do preço do combustível. "Assim, tive que reduzir mais a minha margem. O etanol está mais barato desde sábado. Ele passou de R$ 2,09 para R$ 1,89. Desde então, as vendas desse combustível dobraram", diz. Para o empresário, a situação se deve ao aumento da demanda que a Petrobras não consegue atender. "O governo incentiva a venda de carros, mas não o preparo e os investimentos para atender ao aumento do consumo", critica.

Aragão ressalta que vários postos estão passando por situação semelhante. "Estamos vivendo um momento de incerteza quanto ao abastecimento. O meu estoque não está no nível mais alto. Se eu não receber gasolina amanhã (hoje), vai faltar para o feriado", conta.

A gerente do posto Petrobel, localizado no bairro Funcionários, região Centro-sul de Belo Horizonte, Sônia Cunha, disse que o estoque do posto está baixo. "Precisamos de mais combustível para atender a demanda que, no geral, aumenta em torno de 40% nas vésperas de feriados. Afinal, muita gente abastece o carro para poder viajar", diz.

Ela conta que a BR Distribuidora está entregando o mínimo de gasolina para o posto. "Não normalizou tudo ainda. No sábado passado, chegamos a ficar quatro horas sem o combustível e uma semana sem a gasolina Podium", ressalta.

O receio quanto ao abastecimento também é destacado pelo gerente do posto BH, situado no centro da capital, José Guilherme Cardoso Costa. "Fiz o pedido para quinta-feira, mas não sei se o posto será atendido", diz. Ele frisa que durante dez dias a BR Distribuidora entregou em torno de 60% do total solicitado. "Ontem, depois de dez dias, pela primeira vez, veio o que foi pedido", observa.

Para ele, hoje será um dia fatal para a venda de combustível. "Tudo irá depender da entrega que está programada", observa. Costa diz que para atender à demanda mais intensa do feriado, comprou 20% mais que o normal.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...