terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vander Lee e Dibigode prestam homenagem a Ataulfo Alves em show


Arquivo EM/D.A PressEle foi um dos compositores mais importantes da MPB. Éautor de um clássico: Ai, que saudades da Amélia. Apesar de ter feito carreira no Rio de Janeiro, reduto do samba, gênero em que se especializou, Ataulfo Alves era mineiro de Miraí, na Zona da Mata. O artista é o homenageado desta terça-feira do projetoCompositores.BR.

Para reverenciar Ataulfo, vão subir ao palco, no Sesc Palladium, o cantor e compositor Vander Lee e a banda Dibigode. Ambos farão shows separadamente, com repertórios cantado e instrumental criados exclusivamente para o projeto. 
“Apesar de termos muita influência de música brasileira, Ataulfo, especificamente, é uma novidade. A gente o conhecia muito superficialmente. Fizemos pesquisa e nos envolvemos com a sua obra e com o contexto daquela época. O resultado ficou tão bacana que as músicas que vamos apresentar devem fazer parte do nosso segundo disco”, avisa o baterista do Dibigode, Tiago Eiras.


O músico se surpreendeu com a criatividade do compositor. Lamenta o fato de, mesmo com trabalho tão extenso e importante, Ataulfo ter ficado um pouco esquecido. Para Tiago, o fato de o mineiro não ser um típico sambista, boêmio e malandro pode ter contribuído para isso.

“Ary Barroso costumava dizer que o Ataulfo foi o maior compositor brasileiro, mas infelizmente se tornou uma figura meio apagada. Tudo o que ele escrevia virava sucesso. Acredito que Amélia… foi o grande sucesso, sim, porém ele criou canções maravilhosas depois disso. Sua obra é grande obra”, destaca. Entre as composições que o Dibigode deve mostrar estão releituras instrumentais de Laranja madura, Mulata assanhada e Você passa eu acho graça.

Ataulfo Alves tinha estilo próprio de fazer samba e também para se vestir. Considerado um dos homens mais elegantes de sua época, com a “mineiridade” típica, sempre manso e tranquilo, ele introduziu novidades na música que vinha dos morros e subúrbios cariocas. Grande admirador do compositor, Vander Lee interpretará pérolas como O bonde de São Januário, Atire a primeira pedra, Ai que saudades da Amélia e Mais um samba popular. O cantor estará acompanhado dos músicos Mateus Baiense (bateria e percussão), Pedro Trigo (baixo), Lenis Rino (percussão), Warley Henrique (cavaquinho) e Leonardo Brasilino (trombone).

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...