sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mirante está de cara nova

Sábado, dia 20, às 9h30, o Mirante do bairro Mangabeiras, um dos pontos turísticos de maior destaque de Belo Horizonte, será reaberto para a população. Revitalizado pela Fundação de Parques Municipais após um processo que começou em março deste ano, o Mirante será devolvido ao público com mais segurança, acessibilidade e beleza.

Com a reforma, a área do Mirante, de aproximadamente 35.400 m², foi toda cercada e dois decks de madeira foram instalados. Estes, com cerca de 125 m² cada, estão localizados em níveis diferentes, proporcionando ao visitante uma visão privilegiada da capital e de seu belo horizonte. Instalado em uma área de preservação ambiental, o mirante foi incorporado ao Parque das Mangabeiras, que irá administrar o local.

Infraestrutura
Logo na entrada, o visitante encontra uma guarita, banheiros públicos e bebedouro. Uma rampa dá acesso ao primeiro deck e à praça principal com bancos, um novo passeio, jardim e vagas de estacionamento para os que possuem mobilidade reduzida. Seguindo, o visitante chega ao segundo deck, onde existia a antiga Rádio da Cidade. Com uma grande área gramada, plantas ornamentais e bancos, é um ambiente propício para a contemplação e a convivência.

Paisagismo

De acordo com Margareth Ávila, paisagista da Fundação de Parques Municipais, responsável pelo plantio dos jardins do mirante, as espécies ornamentais escolhidas, como alpíneas-vermelhas, estrelitzias, bromélias, avélias e moreias, são resistentes ao vento, ao sol e ao frio da região, além de darem flores para enfeitar o espaço. “A grande maioria das plantas, com exceção de uma ornamental, foi produzida no viveiro do Parque Jacques Cousteau”, conta.
Há ainda um espaço de preservação onde estão sendo plantadas árvores nativas do bioma, como gonçalo-alves e aroeira do sertão. Posteriormente, serão plantados ipê-amarelo e outras árvores típicas da região. “No canteiro central, as árvores (flamboyant, pinheiro e palmeiras) também foram preservadas, sendo o jardim criado no entorno destas espécies”, comentou.

Endereço:
Rua Pedro José Pardo, 1.000, bairro Mangabeiras

Funcionamento:

Aberto diariamente, das 10h às 22h.
Excepcionalmente, o horário pode ser alterado, conforme necessidade da Fundação de Parques Municipais.

 

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...