sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Capela bizantina preservada é achada enterrada na Turquia

Grande parte da antiga cidade de Mira está sob prédios modernos


Demre, Turquia. No século IV, um bispo chamado Nicolau transformou a cidade de Mira, na costa mediterrânea onde hoje fica a Turquia, em uma capital cristã. Posteriormente, Nicolau foi canonizado. Ele se tornou são Nicolau, cuja história é associada ao Natal. Mira, contudo, teve um destino bem mais infeliz.

Depois de passar aproximadamente 800 anos sendo um importante centro de peregrinação do Império Bizantino, a cidade desapareceu, enterrada sob mais de cinco metros de lama vinda das águas revoltas do rio Miros. Tudo o que restou foi a igreja de são Nicolau, parte de um anfiteatro romano e tumbas abertas em colinas rochosas.

Hoje, porém, 700 anos mais tarde, Mira está reaparecendo. Arqueólogos localizaram a cidade em 2009, usando um radar de penetração terrestre que identificou anormalidades cujos formato e tamanho sugeriam a presença de paredes e prédios. Ao longo dos dois anos seguintes, eles escavaram uma pequena e deslumbrante capela do século XIII, que havia ficado protegida em um estado de preservação excepcional. Esculpida na parede do lado direito da capela, há uma cruz que, quando iluminada pelo sol, preenche o altar com feixes de luz. No interior da capela, há um afresco vibrante, pouco comum na Turquia.

A integridade estrutural da capela sugere que Mira pode estar em grande parte intacta sob a superfície. "Isso significa que talvez possamos encontrar a cidade original, como Pompeia", disse o arqueólogo Nevzat Cevik, da Universidade de Akdeniz, diretor das escavações em Mira, sob a cidade moderna de Demre, na Turquia.

Mark Jackson, um arqueólogo especializado no Império Bizantino que atua na Universidade de Newcastle, na Inglaterra, e não esteve envolvido na pesquisa, considerou a descoberta "fantástica". 

"Esse nível de preservação sob camadas de lama sugere um conjunto de informações extremamente bem-preservado", acrescentou ele.

Grande parte de Mira está localizada sob prédios modernos em Demre, de modo que os arqueólogos não têm certeza quanto aos próximos pontos de escavação. Eles têm comprado imóveis de moradores da região a fim de evitar escavações ilegais. Porém, a julgar pela escassez de artefatos encontrados até agora, os saqueadores podem ficar desapontados: os últimos moradores de Mira parecem ter percebido a subida das águas e enchido as malas antes de partir.



Afresco sobre Jesus Cristo revela transição
Demre. A transformação de cidades clássicas em cidades bizantinas durante a era cristã, especialmente entre 650 e 1300, é um tema que motiva muitas pesquisas acadêmicas.

"Cada cidade era única, de modo que precisamos evidências de alta qualidade, bem-escavadas, a fim de contribuir para as discussões sobre a natureza da mudança urbana no período em questão", conta o arqueólogo Mark Jackson.

O afresco encontrado na capela escavada é especialmente impressionante. Com 1,80 m de altura, ele retrata a "deesis" ("oração" ou "súplica" em grego). Esse é um tema comum nas iconografias bizantina e Ortodoxa Oriental, mas o afresco de Mira é diferente.

Normalmente, essas representações mostram o Cristo Pantocrátor (Cristo Todo-Poderoso) no trono, segurando um livro e acompanhado de sua mãe, Maria, e de João Batista, cujas mãos vazias têm as palmas voltadas para cima, em súplica. Em Mira, porém, João e Maria seguram pergaminhos com manuscritos gregos.

Os pergaminhos de João Batista citam João 1:29: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". O rolo que Maria segura mostra um diálogo de uma oração à Virgem Maria, no qual ela intercede em favor da humanidade, pedindo a Jesus para perdoar seus pecados. Arqueólogo especializado no Império Bizantino, Engin Akyurek, que leciona na Universidade de Istambul e está escavando o local, disse que essa versão já havia sido vista no Chipre e no Egito, mas nunca na Turquia.
Origens da cidade da Lícia remontam à Idade do Bronze
Demre. Ocupada desde o século IV a.C., Mira foi uma das cidades mais poderosas da Lícia, tendo uma cultura nativa cujas raízes remontam à Idade do Bronze. Ela foi invadida por persas, helenizada pelos gregos e, por fim, controlada pelos romanos. Até a descoberta da capela, a única reminiscência da Era Bizantina de que se tinha notícia em Mira era a igreja de são Nicolau. 

Mira, porém, também atraiu invasores. Os árabes atacaram a cidade nos séculos VII e IX. No século XI, turcos da dinastia seljuk tomaram a cidade, roubando os ossos que se acreditava serem de Nicolau. Eles foram levados até Bari, na Itália, por comerciantes que alegaram ser emissários do papa.

Até o século XIII, Mira ficou abandonada. No entanto, alguém construiu a capela com pedras recuperadas em prédios e tumbas. Décadas mais tarde, várias estações de chuvas fortes selaram o destino de Mira. 

www.otempo.com.br 

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...