sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Luto: Ator Walmor Chagas morre aos 82 anos


O ator Walmor Chagas, de 82 anos, foi encontrado morto na chácara onde vivia na cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (18). As circunstâncias da morte ainda serão investigadas, mas a polícia civil disse acreditar que a causa da morte foi um disparo no peito.

Com mais de 60 anos de carreira, o gaúcho Walmor de Souza Chagas atuou em mais de 40 peças, cerca de 20 filmes e mais de 30 novelas. Era considerado um dos grandes atores do teatro brasileiro. Nascido em Porto Alegre, o ator estreou com uma pequena participação num episódio do "Grande Teatro Tupi", da TV Tupi, em 1953.

No cinema, estreou em 1965, em "São Paulo S/A", de Luís Sérgio Person. Seu último papel havia sido no filme "Cara ou Coroa", de Ugo Giorgetti.

Na TV, participou de novelas como "A Favorita", "Pé na Jaca", "Esperança" e "Selva de Pedra", na Globo, e "Caminhos do Coração", na Record.

Chagas foi uma das estrelas do TBC, o Teatro Brasileiro de Comédia - uma das referências de arte dramática no país nos anos 50 e 60 -, ao lado de Cacilda Becker, com quem se casou e teve uma filha.

Segundo um funcionário, o corpo do artista foi achado caído na cozinha. O caseiro, que trabalha há 30 anos com o ator, diz que Walmor Chagas não demonstrava nenhum indício de que poderia tirar a própria vida. "Ele apenas relatou nos últimos dias que estava preocupado com o diabetes. As pernas também já não estavam tão firmes, mas ele estava bem", disse.

Chagas morava no interior havia muitos anos, num hotel-fazenda chamado Sete Nascentes, no bairro das Pedrinhas, na zona rural de Guaratinguetá. O local é de difícil acesso, sem serviço de rádio e telefone. Bombeiros dizem que receberam um chamado às 17h15, mas só conseguiram chegar ao local por volta das 18h30. Policiais civis estavam junto com os bombeiros.

Em entrevista ao apresentador da TV Band José Datena, o caseiro do ator, José Arteiro de Almeida, contou que encontrou o corpo de Chagas na cozinha, com um tiro na cabeça e uma arma no colo.

“Encontrei já sentado, sem pulso, sem nada”, disse Almeida. “Não ouvi tiro nenhum”.
Segundo o funcionário, ele havia conversado com o ator cerca de 20 minutos antes e o deixou para tomar banho, já que estava trabalhando "cortando a grama".

O caseiro, que confirmou que Chagas tinha uma arma, acredita que o ator tenha se suicidado, mas diz que nos últimos dias ele não havia comentado nada a respeito, nem estava deprimido.

"Ele nunca comentou esse assunto. Ele estava até meio alegre, os exames estavam todos certos", afirmou Almeida, fazendo referência à doença de Walmor Chagas, que sofria de diabetes.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...