terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PPP: nacionalizado por Aécio Neves, modelo começa a ganhar força

Modelo PPP – parceira público-privada, adotado inicialmente em Minas Gerais por Aécio Neves, começa a decolar no país


A aplicação da PPP – parceria público-privada, adotada inicialmente em Minas Gerais porAécio Neves, quando assumiu o Governo do Estado em 2003, começa a decolar no resto do país. Reportagem do jornal Valor Econômico, desta segunda-feira (14/01), mostra que mesmo que as PPPs começam a realmente deixar as pranchetas e minutas de projetos de infraestrutura para se tornarem realidade. Muito disto, graças a eficiência do modelo comprovada em obras do Governo de Minas.

A PPP foi um modelo prometido pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva como a solução para resolver os gargalos da infraestrutura no país, em 2003, quando assumiu seu primeiro mandato. Porém, em relação ao governo federal, a PPP, nestes anos iniciais, ficou apenas em promessa de campanha e discurso para players da iniciativa privada.

Na verdade, a PPP foi implantada pela primeira vez em Minas Gerais por Aécio Neves. Em seus governos e na sequência, com o atual governador Antonio Anastasia, o modelo foi utilizado em obras de modernização de estadas, como na MG-010, que liga a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) à divisa com o Estado de São Paulo; na modernização do estádio Magalhães Pinto – o Mineirão – visando as Copas das Confederações e do Mundo; na construção de cerca de 5.000 unidades prisionais na cidade de Ribeirão das Neves; em projeto de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos, entre outras áreas.

Para os próximos dois anos estão previstos 14 projetos de PPP em Minas Gerais, que somam cerca de R$ 11 bilhões em investimento. Dado que faz com que o estado continue sendo vanguarda na introdução deste modelo de execução de obras públicas no Brasil.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...