segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

LIONEL MESSI o melhor do mundo pela 4ª vez


Em uma premiação sem surpresas, o argentino Lionel Messi foi eleito o melhor jogador do mundo pela quarta vez - vale ressaltar, de maneira consecutiva -, na história. Ele se transformou no maior vencedor do prêmio Bola de Ouro da Fifa, deixando para trás grandes lendas do futebol mundial o brasileiro Ronaldo e o francês Zinedine Zidane, ambos com três títulos. Ele também deixou para trás Michel Platini, Johan Cruyff e Marco van Basten. Eles obtiveram a honraria em três ocasiões, quando o prêmio ainda era restrito ao continente europeu.

O troféu foi concedido ao argentino na tarde desta segunda-feira, em evento organizado pela Fifa, na cidade de Zurique, na Suíça. Messi tinha como concorrentes o companheiro de Barcelona, Andrés Iniesta, e o português Cristiano Ronaldo, que, mais uma vez, ficou na sombra do camisa 10 do Barcelona.

Apesar de não ter ganhado nenhum título de expressão no último ano - apenas a Copa do Rei -, o argentino alcançou uma incrível marca no futebol mundial. Messi superou o recorde de gols do alemão Gerd Müller, que em 1972 havia marcado 85 gols. Em 2012, Messi balançou as redes em 91 oportunidades, lançando ao chão a marca que, até então, parecia insuperável.

"É incrível receber o prêmio esta vez, pela quarta vez consecuitva. Compartilho com meus companheiros de Barcelona. Compartilho, também, com os companheiros da seleção argentina, a meus amigos, à minha mulher e meu filho", afirmou Messi.

Temporada de recordes individuais

No Barcelona, se tornou o maior artilheiro da história do clube em partidas oficiais, com 233 gols, em 20 de março. Também superou o recorde de gols em apenas uma edição do Campeonato Espanhol (50) e da Liga dos Campeões (14). Pela seleção da Argentina, o atacante foi alçado à posição de capitão. E não decepcionou. Marcou três vezes em um amistoso contra o Brasil e repetiu a dose diante da Suíça. Com gols e assistências, deixou seu país no topo da tabela das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

Rival de Messi nas últimas duas disputas, Cristiano Ronaldo corria por fora desta vez, com seus 63 gols em 71 partidas. Apesar do título espanhol e da boa atuação na Eurocopa - Portugal chegou à semifinal -, o atacante, vencedor do prêmio em 2008, estava ofuscado pelos desempenhos individuais do argentino e de Iniesta.

O espanhol era quem tinha maiores chances de quebrar o domínio de Messi na premiação. Ele foi eleito o melhor jogador da Eurocopa, vencida pela sua seleção, e havia sido escolhido pela Uefa o melhor do continente em 2012. Iniesta, porém, teve que se contentar com o terceiro lugar, com 10,91% dos votos.

A cerimônia desta segunda contou ainda com o anúncio do time ideal de 2012, escolhidos também pelos técnicos e capitães das seleções e jornalistas. Apenas dois brasileiros foram incluídos na equipe, dominada pelos espanhóis do Barcelona e do Real Madrid: Iker Casillas; Daniel Alves, Gerard Piqué e Sergio Ramos Marcelo; Xabi Alonso, Xavi, Iniesta, Messi; Falcao Garcia e Cristiano Ronaldo. Os dois grandes clubes contaram com cinco jogadores cada na lista. O único "intruso" foi o colombiano Falcao Garcia, do Atlético de Madrid.

Bicampeões europeus em 2012, os espanhóis já haviam dominado a lista anterior, com 10 atletas entre 55 pré-selecionados. O Brasil, por sua vez, tinha cinco jogadores na relação. Apenas Daniel Alves e Marcelo conseguiram entrar na seleta lista. David Luiz, Thiago Silva e Neymar não foram escolhidos pelos técnicos, capitães e jornalistas convidados.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...