quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Fuga de investimentos corrobora alerta do senador Aécio Neves

Aécio Neves alerta sobre queda de investimentos para o país

Queda dos investimentos internacionais no país mostra coerência do alerta do senador Aécio Neves sobre economia brasileira

Nos últimos dias, o senador Aécio Neves tem feito seguidos alertas sobre os efeitos perversos da falta de rumo do governo federal em relação à política econômica brasileira. E um dado divulgado nesta semana mostra que o país caminha para um quadro de falta de credibilidade institucional: o Brasil atingiu, em novembro de 2012, o mais baixo índice de aportes externos por meio de fundos de investimentos desde 2005.

O levantamento é da consultoria internacional EPFR, especializada em fluxos de investimento. E analisado com mais rigor, o estudo traz um dado ainda mais preocupante: a fuga de investimentos do Brasil não se dá por uma crise mundial, mas sim por uma emigração para outros países emergentes. Ou seja, o governo federal tem feito com que oBrasil deixe de ser atraente.

Por exemplo, de acordo com o levantamento da EPFR, o percentual do portfólio de fundos de ações especializados em mercados emergentes investido no Brasil caiu de 16,7%, no fim de 2009 para 11,6% em novembro de 2012, menor patamar desde 2005.

As quedas também foram registradas em relação aos fundos globais de ações e aos fundos focados na América Latina. Tudo isso por dois motivos em especial – como já havia alertado o senador Aécio Neves: maior interferência do governo da presidente Dilma Rousseff na economia e alta carga tributária brasileira, o chamado “Custo Brasil”.

Países como a Rússia, Turquia e México vêm abocanhando gordas fatias de investimentos estrangeiros que outrora ficavam no Brasil. Essa desconfiança é um dos graves alertas feito pelo senador Aécio Neves. Segundo ele, a falta de rumo da equipe econômica do governo federal tem colocado em xeque até a credibilidade conquistada pelo Brasil a duras penas com o Plano Real.

Todos nós sabemos da volatilidade dos investimentos estrangeiros por meio de fundos de ações, porém, também faz parte do beabá da macroeconomia que a fuga destes investimentos funciona como os voos rasantes das andorinhas: são o primeiro alerta de tempo ruim vindo por aí. E isto já vem sendo alertado – mesmo que os petistas queiram fingir não escutar – pelo senador Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...