terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Senador Aécio Neves: “É alto o preço que o país está pagando”

Num ano de estagnação da economia, a volta do fantasma da inflação é a pior das constatações, alerta o senador Aécio Neves


senador Aécio Neves faz um alerta importantíssimo no início de 2013: mais do que a estagnação da economia, refletida no crescimento perto de zero em 2012, a volta do fantasma da inflação é o alerta que deveria ter motivado muito mais a equipe da presidente Dilma Rousseff a rever sua inércia gerencial. Dados do próprio governo federal mostram que a inflação do ano passado ficou acima de todas as metas e projeções estabelecidas.

O que torna a questão ainda mais preocupante é o fato do dragão da inflação começar remexer no túmulo justamente no ano em que o país não teve tanto motivo para se animar economicamente. O menos grave seria um aumento dos preços combinado com uma economia superaquecida e consumo em alta. Mas os números mostram exatamente o contrário: a inflação veio acompanhada de uma economia estagnada, com consumidores e bancos de crédito com o pé no freio.

Em seu artigo desta segunda-feira (14/01), no jornal Folha de S. Paulo, o senador Aécio Neves apresenta dois dados que mostram essa deformidade “inflação + estagnação”. O primeiro deles é a estagnação da economia em 2012 demonstrada pelo o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) que não deve chegar a 1%.

O segundo dado levantando pelo senador Aécio Neves é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que superou a meta estipulada pelo governo federal para o ano passado (4,5%), chegando a 5,8%.


Enquanto os números comprovam a deterioração das conquistas históricas advindas doPlano Real, a soberba do governo federal, especialmente da equipe econômica da presidente Dilma Rousseff, em não admitir a falha em sua gestão é o que nos traz maior temor.

Resumindo o drama: mesmo com velhos traumas da sociedade brasileira renascendo das cinzas, não assistimos nenhuma sinalização do governo federal de que irá fazer uma mea culpa e tomar atitudes diferentes para enfrentar graves problemas, como os levantados pelosenador Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...