quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Governador anuncia investimento de R$ 187 milhões na integração do transporte na Grande BH



O governador Antonio Anastasia anunciou nesta quarta-feira (30) um investimento de R$ 187 milhões para a integração dos sistemas de transporte público da capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo do Projeto Terminais Metropolitanos de Integração é reduzir o tempo de viagem entres os municípios e aumentar a mobilidade da população.
 
Para isso, o governador assinou um despacho determinando a construção de 13 terminais metropolitanos nos municípios de Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sarzedo e Vespasino, além da construção e reforma de terminais em Belo Horizonte. O projeto prevê ainda ações de melhorias no entorno dos terminais da capital e nas principais vias de acesso.
 
“O tema metropolitano é fundamental, porque essa conurbação urbana que se espalha sem controle e sem identificar limites físicos concretos, aonde vai Belo Horizonte, Santa Luzia, Contagem, Betim, e as tantas cidades que integram a região e até o Colar Metropolitano significam uma nova realidade. Essa realidade não é fácil de ser gerida. Temos problemas de segurança, de saúde, de educação, de transporte, de resíduos, diversos temas que se estendem além do interesse municipal. O interesse não é só de Belo Horizonte, de Santa Luzia, de Contagem, mas, na realidade é de todos que integram essa Região Metropolitana”, disse Antonio Anastasia. 


Ainda conforme o projeto, a previsão é de que os passageiros sejam levados até os terminais por linhas alimentadoras, onde poderão optar por linhas expressas ou semi-expressas para chegar à região central da capital mineira. Além disso, sete dos terminais vão compor ainda o sistema do transporte rápido na capital, o chamado BRT, cuja previsão é ser concluído até o início de 2014. As estações integradas serão as do Vilarinho, São Gabriel, Morro Alto, São Benedito, Justinópolis e Bernardo Monteiro (região hospitalar), além da atual rodoviária.
 
Segundo o governador Antônio Anastasia, o projeto de integração do transporta na Região Metropolitana se complementa ainda com as obras de modernização e ampliação do metrô de Belo Horizonte, que já está em fase de estudos e licitação, e deve facilitar ainda mais o deslocamento na capital mineira e entorno. 
 
"Há um trabalho integrado entre o Governo do Estado e a Prefeitura, com o acompanhamento e financiamento da União. Estamos já com as diversas etapas sendo realizadas. Publicamos uma consulta para a parte da parceria público-privada e acreditamos que vamos ter muitos interessados. Pelo cronograma, parte da operação já se daria talvez no início do ano que vem. A linha subterrânea, que vai passar debaixo do centro da cidade, essa, até pela dimensão, vai demorar um pouco mais", afirmou o governador.
 
Terminais
 
Os terminais serão construídos em Contagem nos bairros Darcy Ribeiro, Cidade Industrial e São Joaquim; no bairro Morro Alto, em Vespasiano; no bairro São Benedito, em Santa Luzia; em Justinópolis e no bairro Jardim Colonial, em Ribeirão das Neves; em Ibirité e em Sarzedo. Em Belo Horizonte será construído o Terminal Bernardo Monteiro, na Região Hospitalar e modernizados outros três (Vilarinho, São Gabriel e a atual rodoviária, que se transformará em um terminal central do BRT). 





Nenhum comentário:

Esquerda ou Direita?? Qual o melhor caminho?

  Dizem que tudo ou quase tudo tem dois lados, e na vida política de uma nação não seria diferente, sendo que cada país, cada continente t...