Ainda conforme o projeto, a previsão é de que os passageiros sejam levados até os terminais por linhas alimentadoras, onde poderão optar por linhas expressas ou semi-expressas para chegar à região central da capital mineira. Além disso, sete dos terminais vão compor ainda o sistema do transporte rápido na capital, o chamado BRT, cuja previsão é ser concluído até o início de 2014. As estações integradas serão as do Vilarinho, São Gabriel, Morro Alto, São Benedito, Justinópolis e Bernardo Monteiro (região hospitalar), além da atual rodoviária.
Segundo o governador Antônio Anastasia, o projeto de integração do transporta na Região Metropolitana se complementa ainda com as obras de modernização e ampliação do metrô de Belo Horizonte, que já está em fase de estudos e licitação, e deve facilitar ainda mais o deslocamento na capital mineira e entorno.
"Há um trabalho integrado entre o Governo do Estado e a Prefeitura, com o acompanhamento e financiamento da União. Estamos já com as diversas etapas sendo realizadas. Publicamos uma consulta para a parte da parceria público-privada e acreditamos que vamos ter muitos interessados. Pelo cronograma, parte da operação já se daria talvez no início do ano que vem. A linha subterrânea, que vai passar debaixo do centro da cidade, essa, até pela dimensão, vai demorar um pouco mais", afirmou o governador.
Terminais
Os terminais serão construídos em Contagem nos bairros Darcy Ribeiro, Cidade Industrial e São Joaquim; no bairro Morro Alto, em Vespasiano; no bairro São Benedito, em Santa Luzia; em Justinópolis e no bairro Jardim Colonial, em Ribeirão das Neves; em Ibirité e em Sarzedo. Em Belo Horizonte será construído o Terminal Bernardo Monteiro, na Região Hospitalar e modernizados outros três (Vilarinho, São Gabriel e a atual rodoviária, que se transformará em um terminal central do BRT).
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